Seis livros de poesia para encantar crianças de idades diferentes

Que tal colocar as crianças em contato com livros de poesia de qualidade, divertidos, leves e cheios de belas ilustrações? Aí vão seis dicas para preencher a estante (e o coração) delas:

1. Ponto de Tecer Poesia

Não há sensação melhor do que entrar numa livraria e encontrar livros como esse: antigos, de autores sensacionais (como a lúdica Sylvia Orthof – que também escrevia para a Recreio), mas reeditados, com ilustrações atualizadas e cheirinho de novo.

É quase uma volta ao passado. Em Ponto de Tecer Poesia, Sylvia brinca com linhas, lã, tecido, agulhas… E costura tudo isso com palavras fofinhas.

Uma poesia de malha,
feita de lã de ovelha,
faz o que
lhe dá
na telha!

A escritora era apaixonada por costura, bordado e ponto cruz e viveu até 1997 juntando essas “tarefas da vovó” com a sua outra paixão: escrever para crianças.

O livro é tão gostoso que dá vontade de não só ler os poemas, como também usá-los, como se fossem um belo par de meias quentinhas. Vem, inverno!

ponto-de-tecer-poesia-capaPonto de Tecer Poesia
Indicado para crianças com idade a partir de 6 anos
Autora: Sylvia Orthof
Ilustradora: Tatiana Paiva (que aprendeu a bordar seu nome com a ajuda da avó)
Editora: FTD
Páginas: 40

2. Estrelas São Pipocas e Outras Descobertas

Antes que se encantem pelo Sol, pelo Mar, pela Lua de Pablo Neruda, crianças podem se encantar com o Sol, o Mar e a Lua de Goimar Dantas. São versos mais inocentes do que os clássicos de Neruda, e por isso mesmo, mais divertidos – dando sustentação para o desenvolvimento do universo imaginário dos pequenos.

Com explicações que vão em sentido contrário das científicas (elas seguem um rumo mais criativo), a neve torna-se um algodão geladinho, a Lua é a lamparina que o Sol apaga mais tarde, e o Sol é um quindim que está assando há milhões de anos. Ah, e as estrelas são pipocas que caem no chão do céu. É muito amor!

capa-estrelas-sao-pipocas-llivroEstrelas São Pipocas e Outras Descobertas
Indicado para crianças com idade a partir de 6 anos
Autora: Goimar Dantas
Ilustradora: Ana Maria Moura
Editora: Cortez
Páginas: 27

3. Passariques do meu Quintal

Nomes de pássaros são divertidos, principalmente para quem é curioso o suficiente para querer conhecê-los – como crianças são naturalmente. O fura-buxo, o papa-açúcar e o olho-de-fogo são aves reais. Mas o cardeflon-de-cartola, o estrunfo-exuberante e o merclis-do-pé-torto são os passariques que vivem no quintal do menino. Ele só queria ir lá fora observá-los, mas precisa estudar matemática.

Pera, não era poesia? Parece mais livro de conto! Na verdade, o livro é de limeriques – poemas curtos e meio nonsense que têm uma métrica definida: são cinco versos. Os dois primeiros rimam com o último, e a terceira e a quarta linhas rimam entre si.

Nas últimas páginas há quatro limeriques (que não têm a ver com passariques, mas também são deliciosos) escritos por Tatiana Belinky, que morreu no ano passado aos 94 anos, depois de uma longa e brilhante carreira no universo da literatura infantil.

Uma dica para aproveitar ao máximo o livro: se você sentir que os limeriques cativaram a criança, peça a ela para escrever alguns, também. É um ótimo exercício para a criatividade. E nem precisa ser sobre passariques. Dá para escrever sobre peixeriques, monstroriques, dinossauriques… 😉

passariques-do-meu-quintal-livro-capa-globinho
Passariques do meu Quintal
Indicado para crianças com idade a partir de 7 anos
Autora: Blandina Franco (participação especial de Tatiana Belinky)
Ilustrador: José Carlos Lollo
Editora: Globinho
Páginas: 40

4. Corre, Caio!

Livros com nomes de pessoas são extremamente cativantes… Para quem tem a sorte de ter um livro com o seu nome. Mas Corre, Caio! também cativa qualquer leitor (principalmente os que estão aprendendo a ler agora) por brincar muito com a letra C.

Nos versinhos criados pela carioca Graça Lima, Caio sonha com o cavalo corcel, castelos e cavaleiros, e quando acorda, corre para curtir com a criançada. Opa, fui contagiada!

corre-caio-livro-capaCorre, Caio!
Indicado para crianças com idade a partir de 4 anos
Autora e ilustradora: Graça Lima
Editora: Global
Páginas: 24

5. Lua e Sol

Ilustrado com fotos de esculturas em massinhas, Lua e Sol tem um jeitinho docemente vintage, da época em que a gente era criança e muitos livros eram ilustrados com fotos coloridíssimas de objetos inanimados.

Os poemas falam sobre a importância da estrela e do satélite para a Terra e para os que vivem nela. Os dois ainda disputam para saber qual é o mais VIP de todos. Gostoso, fácil de ler, e ótimo para aprender: afinal, os versos são do professor Nílson José Machado, especialista em educação.

Lua-e-Sol_capa-livroLua e Sol
Autor: Nilson José Machado
Ilustrador: Salmo Dansa
Fotos: Ricardo Pimentel
Editora: Escrituras
Páginas: 44

6. Bolinho de Chuva e Outras Miudezas

Os versos desse livro são todos singelos, como uma infância que se passa em cidade do interior.

São 41 poemas inspirados na lembrança que o autor, Paulo Netho, tem de uma época em que, nos dias de chuva, todas as famílias ficavam dentro de casa, na maior preguiça, se empanturrando dos bolinhos fritos e cobertos de açúcar que qualquer avó-cozinheira-de-mão-cheia sabe fazer.

Também tem histórias de bolas que vão parar na casa do vizinho, de colheres que viram aviõezinhos, de meninas vermelhas e azuis, de domingos chuvosos e outros ensolarados. Separe para ler com as crianças nos dias de chuva. 🙂
Capa_Bolinho-de-chuva Bolinho de Chuva e Outras Miudezas
Indicado para crianças com idade a partir de 7 anos
Autor: Paulo Netho
Ilustrador: Carla Irusta
Editora: Peirópolis
Páginas: 80

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s