Três livros para crianças em fase de alfabetização

Já é quase fim de ano escolar e as crianças mais novinhas estão no ápice da alfabetização. Para aproveitar o momento, eis aqui minhas três sugestões para meninos e meninas que já aprenderam o alfabeto e querem se encantar ainda mais com as palavras:

1. Socorram-me em Marrocos

Oi, rato otário. Não, não estou te xingando. Este é um dos 12 palíndromos divertidos que estão no livro Socorram-me em Marrocos (o título é uma versão enxuta do palíndromo mais famoso da língua portuguesa: “socorram-me, subi no ônibus em Marrocos”). O poeminha, feito de um verso só, brinca com letras espelhadas: se você ler a frase de trás para frente, ela vai dizer a mesma coisa.

As frases foram criadas por gente criativa como Laerte, Gregorio Dudivier, Marina Wisnick, Paulo Werneck, Sofia Mariutti e Chico Mattoso. As ilustrações a lápis de Andrés Sandoval dão uma cara de caderno de criança ao livro, que ainda foi impresso em forma de brochura. Ou seja, conversa de igual para igual, numa tentativa de estimular a criatividade dos pequenos em produzir seus próprios palíndromos.

socorram-me-em-marrocos-livro

2. Alfabarte

O livro francês traduzido para o português vem com um desafio intrigante: descobrir as letras escondidas em 26 quadros de artistas ocidentais famosos que presentearam o mundo com suas pinturas por sete séculos, como Uccello, Bosch, Picasso, Mondrian, Matisse, Manet e Van Gogh.

Consegue encontrar a letra A?

Consegue encontrar a letra A?

Além de aguçar os sentidos para encontrar as letras escondidas e aprender a ler com mais facilidade, Alfabarte é uma boa iniciação para a história da arte. No fim do livro, há boxes que explicam um pouco mais sobre o contexto em que as obras foram criadas, e as curiosidades por trás de cada pintura. Não pense que é chato: aqui, o que mais importa é apreciar os detalhes e se deixar levar pelas formas e cores.

alfabarte-livro

3. O Bicho Alfabeto

Este é para crianças curiosas em saber até onde as construções do alfabeto podem ir. O livro do poeta curitibano Paulo Leminski (1944-1989) é um exemplar do que a língua portuguesa e os haicais (um poema japonês com três versos e uma métrica bem fechada) são capazes. No início do livro, o prefácio escrito por Arnaldo Antunes dá exemplos: “Como não sentir a lisura da lesma no liz e les do verso ‘feliz a lesma’? Ou não identificar a palavra letras na palavra estrelas – uma chuva, que dá na outra, poça?”

Para ilustrar essa brincadeira do Leminski, ninguém melhor do que um gênio das brincadeiras: Ziraldo.

o-bicho-alfabeto-paulo-leminski-companhia-das-letrinhas

Anúncios

Um comentário sobre “Três livros para crianças em fase de alfabetização

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s